Hospital Metropolitano de Alagoas realiza atividades em alusão ao Dezembro Vermelho

Hospital Metropolitano de Alagoas realiza atividades em alusão ao Dezembro Vermelho

Repórter: Thalita Chargel
Repórter Fotográfica: Thalita Chargel

Palestra foi voltada para servidores e acompanhantes dos pacientes internos no HMA

Nesta quarta-feira (9) o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) realizou a palestra sobre a prevenção da HIV/AIDS, ministrada pela enfermeira Catarina Castro e a assistente social Simone Mazoni, como parte das atividades do Dezembro Vermelho, mês de prevenção aos HIV/AIDS e outras DTS.

“Prevenção é estabelecer limites”, assim iniciou a palestra a assistente social do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da Secretaria de Estado da Saude (Sesau). A assistente social ainda reforçou que, sobretudo em Alagoas, o machismo ainda é um dos maiores vilões da prevenção ao HIV/AIDS. “O caminho da prevenção ainda esbarra nas falsas convicções de que a mulher não deve exigir que o parceiro use camisinha” explicou.

HIV ou AIDS – O HIV é uma infecção silenciosa, dependendo da carga viral, a pessoa pode desenvolver a doença em 1 ano, 2 anos ou talvez nunca. Mas, nos bastidores, o vírus está destruindo seu sistema imunológico, conforme Explicou Simone Mazoni.

Apesar de andarem sempre juntos, HIV e AIDS não são a mesma coisa. O HIV é o vírus da imunodeficiência humana. Ele pode passar anos no nosso corpo sem se manifestar, mas ainda sim, contaminando outras pessoas. Já a AIDS, síndrome da imunodeficiência adquirida, é a manifestação do vírus.

Após a palestra, servidores e acompanhantes receberam kits com preservativos

Cuidando de quem Cuida – Além a distribuição de preservativos e encaminhamento para os testes rápidos, os servidores foram orientados sobre o risco e os procedimentos para se evitar acidentes de trabalho. “Numa emergência, não só os médicos e enfermeiros, como até mesmo os funcionários de limpeza e portaria, podem estar sob o risco de contágio, explica Vanessa Rufino, psicóloga da Saúde Ocupacional do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA).

“A saúde da gente não é só um fim, é um meio e trabalho”, reforçou Vanessa Rufino. Com isso, qualquer acidente de trabalho deve ser comunicado para que as providências sejam tomadas e seja dado início ao tratamento de profilaxia.

O HMA ainda irá ampliar a conscientização para os pacientes durante a semana, levando informações sobre a doença através de blitz educativas.

Deixe um comentário