Prazer, sou a nova minilua da Terra (mas já estou de partida)

Apenas um dia depois do dia de são valentim, enquanto o resto do mundo terminava de comemora o dia dos namorados, os apaixonados ganhavam uma nova lua para suas juras de amor. Uma lua pequenina, e que já está de partida.

No ultimo dia 15 de fevereiro, dois cientistas do Arizona, nos Estados Unidos, anunciaram a descoberta uma nova minilua orbitando a Terra. Pequenina, com um diametro estimado entre 1,90 e 3,5m , não é maior que um carro e foi batizada com um nome não tão romântico, 2020 CD3.

Pouco se sabe sobre ela, sobre sua composição, origem. Especulou incialmente que se tratava de lixo espacial, mas a hipótese mais provável, segundo o astronomo Kacper Wierzchos da Catalina Sky survay, é que seja um asteroíde tipo C (tipo mais comum, composto por carbono). Acredita-se que ela tenha entrado na órbita terrestre em algum momento de 2017 e passou desapercebida pelo pequeno tamanho.

Infelizmenteesta ilustre desconhecida já está de partida, sua órbita caótica indica que ela pode deixar a orbita terrestre em algum momento de abril. Não é a primeira vez que registramos uma segunda lua temporária. Entre 2006 e 2007 a Terra ganhou outra companheira, de tamanho semelhante. Na verdade, segundo a astronoma Michele Bannister da University of Canterbury em entrevista a Times, a presença de miniluas na órbita terrestre é relativamente comum., a Terra pode registrar de tempos em tempos uma minilua de cerca de meio metro em sua órbita, e uma maior, de tamanho semelhante à 2020Cd3 a cada década.

Se o amor não for tão grande e duradouro pra jurar pela nossa Lua primária, você pode sempre contar com uma minilua pra fazer jurar de amor de verão.

Legenda: O diagrama mostra uma simulação da órbida da 2020 CD3, em vermelho, capturada pela gravidade da Terra e que será eventuralmente expulsa pelas forças grávitacionais da Lua e da Terra. (imagem de Tony Dunn, Gravity Simulator)

pra cego ver: Imagem simulada por computador, com fundo preto, apresenta diversas linhas vermelhas na parte superior e laranja na parte inferior em forma de elipses aleatórias representando a órbita da minilua 2020CD3, desde sua entrada na óbita terrestre até a projeção de sua saída. No centro um anel branco, na horizontal representa a órbita da terra. As linhas vermelhas são aproximadamente 10 vezes mais alongadas que as laranjas, indicando que a minilua orbite mais próximo do polo inferior da terra do que o polo suprerior.

Imagem da miniLua caputurada por telescópio no Havai.(Image credit: The international Gemini Observatory/NSF’s National Optical-Infrared Astronomy Research Laboratory/AURA/G. Fedorets)

Pra cego ver:

Imagem registra a minilua ao centro, como um ponto luminoso branco, bem pequeno, contra um fundo preto. Traços de luz em diagonal, descendente, da esquerda para direita, nas cores vermellha, azul e verde, se espalham de força espaçada nos cantos da imagem, hora nítidos, hora embaçadas, os traços tem diferentes espessuras e intensidades de luz.

Fontes:

https://www.space.com/minimoon-2020-cd3-discovery-around-earth-explained.html

https://www.smithsonianmag.com/smart-news/earths-new-minimoon-leaving-soon-180974334/

Deixe um comentário