Check-up médico, parte 2

  O inimigo agora é outro… não… pera.  Na verdade é uma atualização na minha listinha do check-up: a especialidade MEDICINA DO VIAJANTE.

CdHLREZVIAAP3Tg
já estamos em 2018, e nada do Dr Chin Hoo me atender …

Mariana, minha colega de faculdade e de muitas pautas, me ligou outro dia desse pra me passar o número da marcação de consulta do Hospital Hélvio Auto para marcar consulta em uma especialidade muito especifica: Medicina do Viajante.

Eu NUNCA tinha ouvido falar disso, mas, curiosa e paranoica, liguei. Tinha consulta para próxima sexta, 8h da Manhã. Fui né… Avisei minha chefe que ia chegar mais tarde um pouco por que ia tomar a vacina da gripe (e agendei a vacina da gripe pra logo em seguida, por sinal, me vacinei no SESI, bem em conta). Lá no Helvio Auto, meu atendimento demorou mais por duas razões: Eu esqueci meu cartão do SUS (recomendo levar, se o seu atendimento for pelo SUS, é bem mais rápido),  não tinha prontuário (graças a Jah né… lá é clinica pra tratamento de doenças infeciosas) e… como é um hospital escola, demorou pra juntar os alunos na sala (sim, fui atendida por uma junta de alunos de infectologia). Na real eu fui atendida uns 15 minutos depois da minha hora agendada.

O médico, Dr Fernando Luíz começou a consulta perguntando pra onde eu ia, baseado nisso perguntou as alunas que tipo de vírus q eu poderia encontrar pelo caminho. As alunas arriscaram gripe H1N1 e Malária. Lembrei também que ia pra região de fronteira das duas Coreias e ambas tem caso caso de Febre Amarela. Ele perguntou pelo percurso de avião que eu faria, se eu passaria pela África, pela America do Norte ou Europa (as três principais rotas para Ásia). Entrei no jogo de arguição do professor e dividi minha pesquisa particular com as alunas, sobre os riscos infecciosos que eu podia me deparar. Pesquisamos o tipo de malária que é mais comum na Ásia . Infelizmente pra ele não possui vacina, o tratamento é pro profilaxia.

Ele me receitou a vacina do Sarampo (que eu não tinha certeza se já tinha tomado a segunda dose) e a de Febre Amarela, e me orientou, após tomar a vacina, procurar a unidade da Anvisa no Porto ou no Aeroporto para Emissão do certificado internacional (coisa que eu não sabia).  Para malária, ele me passou 40 dias de antibiótico, que provavelmente eu não vá fazer por que… outubro, quais são as chances de eu ser picada por um mosquito? principalmente vestida em 200 camadas de pano, mas foi bom ele ter passado a receita pra eu saber e as alunas saberem também.

No fim da consulta ele perguntou se eu tomava algum remédio controlado, que no meu caso, atualmente eu tomo dois (fluoxetina e alprazolam), então ele fez uma receita para ser levada comigo para a alfândega, que não descrimina quantos remédios eu tomo, mas a dose por dia.

A Mari foi outro dia, e foi atendida pela minha xará, dra Thallyta, que por sua vez passou outras vacinas para a Mari (DT, Hebatite B e não sei qual mais), mas em compensação deu uma informação errada pra minha amiga: que não precisava levar a passagem impressa. Se você vai tomar a vacina pra Febre amarela no SUS (e com certeza você vai, por quê ela só existe na rede pública).

O zé Gotinha

Combinamos uma manhã para ir no posto de saúde e chegamos lá assim que abriu. Não tinha uma superfila quando chegamos. Mariana já estava a ponto de ser atendida quando cheguei, mas a enfermeira não permitiu que ela se vacinasse sem a passagem impressa. Lá foi mariana procurar uma lanhouse para imprimir enquanto eu me vacinava. No meio tempo, nós perdemos a ficha para a vacina de sarampo (As vacinas de sarampo e febre amarela devem ser tomadas no mesmo dia ou com intervalo de 30 dias). Quando Mariana chegou da LanHouse, estava quase no final das vacinas de Febre Amarela do dia. Ela tomou a dela, e fomos tentar negociar para tomar a de Sarampo (mais a Hepatite, DT e a outra que eu me esqueci)… depois de muita indisposição (O setor está em Greve, então tem limitado o numero de aplicações fora de campanha – e pelo fato do colega da Febre Amarela, ter dito que nós fomos umas das primeiras a chegar no posto e vamos viajar muito em breve) ela abriu uma exceção depois que todo mundo saiu e nos vacinou. Quatro Vacinas em um dia…

11937480n
Haja Braço!

Do posto ao Porto

Vacinas tomadas, tudo certo, né? PENNNN.. Errado. Agora entra a ANVISA. A carteira de vacina não serve para nada fora do Brasil, é preciso declarar na Anvisa e emitir a declaração de vacina, que e impresso em papel moeda, todo em inglês e é assinado e carimbado pela autoridade sanitária… mas olha, sem estresse… É super simples e rápido. Saí na hora. Em todas as capitais (e em algumas cidades do interior) é possível fazer a declaração, mesmo que imediatamente após ter tomado a vacina. Algumas unidade só atendem mediante a agendamento pelo site, mas na nossa Anvisa nós apenas fomos. Eu fiz ficha no site e foi bem mais rápido, ela só abriu meu cadastro, conferiu meu documento e meu cartão de vacina, imprimiu, carimbou e assinou. Mariana fez a ficha na hora. Não precisou de nenhum outro documento além desses. Guardei no passaporte.

Sou alérgico a vacina, e agora?

Se você não vai pra fronteira das Coreias, não vai fazer escala na África, no Panamá, China ou qualquer outro país que exija a vacina de febre amarela, vai com fé.  Já se você vai dar uma passada, mesmo que seja uma escala rapidinha em algum país que exija a vacina de febre amarela (ou outras), no site da Anvisa eles orientam como fazer a declaração de impedimento de tomar a doença, apesar de que eu acho que se você for nessa consulta de medicina do viajante provavelmente eles também te orientam como fazer ou mesmo fazem a declaração.

No fim, apesar de nada muito surpreendente foi uma consulta interessante e talvez, TALVEZ, se você só puder ir a um médico só para fazer seu checkup, esse tipo de atendimento, que segundo o que o médico disse, em teoria tem em todas as capitais do país pelo SUS, já que é uma ele trata de todas as adversidades que você pode ter durante uma viajem, seja ela pra onde for.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s